sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Reflexões sobre o texto

O texto de Selma Garrido intitulado de Por que o estágio para quem não exerce o magistério: o prender a profissão, nos mostra apresenta o estágio numa visão diferente desconstruindo a ideia da educação tradicional que o aluno professor se prepara para depois ao chegar ao momento do estágio por em prática tudo que aprendeu. Ao contrário do que muitos alunos professores pensam, o estágio deve ser encarado como mais uma oportunidade de aprendizagem da profissão docente e também como um momento de construção da identidade profissional, aonde irá nos revelar se é realmente o que queremos para a nossa vida profissional. O referido texto também nos proporciona perceber que o estágio envolve muitos questionamentos nas quais nem todos os alunos se dão conta, onde um deles é o que é ser e como ser professor na sociedade em que vivemos, temos que refletir também sobre a realidade dos alunos nessas escolas e a partir dessa reflexão fica claro que o estágio não deve ser apenas o fazer, mas sim uma ação acompanhada de uma reflexão, desenvolvida essa consciência ele não será mais visto como um mal necessário. O texto faz uma crítica ao aumento da carga horária do estágio e também sobre o fato de ser realizado no fim do curso, deixando claro que assim como alguns alunos a universidade também não dá a devida importância a esse momento que é fundamental para a identidade do profissional. Dessa maneira acaba acontecendo de maneira fragmentada, ressaltando também o descaso de alguns professores de outras disciplinas, que muitas vezes encaram o estágio como um fardo. Através desse texto fica nítida a necessidade urgente de algumas mudanças, onde haja uma parceria mais frequente entre universidade e escola. Uma parte muito interessante no texto é a parte das perspectivas e dificuldades dos estagiários, onde deveria se dá de maneira conjunta e acolhedora somos recebidos nas escolas com olhares desconfiados com se estivéssemos na escola para fiscalizar os professores. Para que haja uma aprendizagem de ambas as partes são necessárias um trabalho em parceria, onde professores nos falam um pouco da sua experiência como docente e juntamente pensaríamos em estratégias para uma melhor aprendizagem dos alunos. Além de algumas palavras que nos desanimam, alguns professores aproveitam a chegada dos estagiários para tirarem férias por conta própria e nós então assumimos as salas sem saber da realidade dos alunos onde eles são os mais prejudicados nessa situação. Algo muito interessante trazido pelo texto é quando fala que o estagiário deve estar bem atentos ao universo que está vivendo, para entender o cotidiano da escola, sendo fundamental uma observação minuciosa, desde a localização da escola, até como vivem a comunidade entre outros fatores, para assim entender a realidade da escola. É necessário também o estagiário estar aberto à aprendizagem, de maneira que aprenderá com os professores como é o ensino, se propondo ao desafio de ser ensinado, lembrando sempre que o estágio é um momento privilegiado para a investigação e questionamentos. Enfim, o texto nos dá uma dimensão diferente do estágio, nos motivando a aproveitar cada momento, pois, será um momento impar em nossas vidas e também nos ensina a ter um olhar diferente da realidade das escolas,onde não devemos adentrar á casa dos outros com um olhar apenas crítico,mas de aprendiz e de visitante,respeitando e observando a tudo, desde achegada das crianças no portão, onde será para nós uma oportunidade de reflexão. Ou seja, temos que estar atentos,pois, através da observação e investigação aprenderemos sobre tudo que acontece na escola, desde a gestão escolar a como as salas são divididas,pois, além da aprendizagem que adquirimos é necessário lembrar que somos os futuros professores dessas escolas.





Um comentário:

  1. Concordo com a explanação do texto de Naiana, principalmemte na última passagem em que ela apresenta a necessidade de estarmos atentos a observação e a investigação, pois como as próprias autoras( Pimenta e Lima) salientam no texto, estas duas ações podem abrir um leque de outras questões sobre o cotidiano escolar em que o estagiário, ao fazer sua investigação/intervenção, pode aprender a profissão docente e encontrar elementos de formação de sua identidade.

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