domingo, 27 de fevereiro de 2011

A pesquisa como eixo de formação docente

O texto A pesquisa como eixo de formação docente de Maria Teresa Esteban enfatiza a importância da pesquisa para que o professor seja um sujeito de transformação, onde não exerça uma educação tecnicista, mas que através da sua ação reflexiva forme alunos críticos e pensantes.O interessante é que ao se tornar um professor- pesquisador, o profissional além de desenvolver um trabalho mais eficaz ele também adquire autonomia, não estando mais submisso aos seus superiores, pois, a autonomia também é algo fundamnetal na vida profissional.O texto faz indagações acerca da professora da escola basica, se ela seria apenas uma consumidora passiva do conhecimento produzido pelos pesquisadores acadêmicos.Faz-se necessário salientar a existência de professores da escola basica que desenvolvem um trabalho de forma mecanizada mas que também existem aqueles que mesmo insatisfeitos com algumas situações relacionados à educação desenvolvem um trabalho muito significativo, onde estão sempre se questionando e repensando á sua prática, buscando a invovação, então estes profissionais de certa forma são professores- pesquisadores.
É importante salientar que o decente deve estar aberto a novas aprendizagens,pois, o homem é um ser inacabado e estando em constante mudança todo momento vivido se torna único,ou seja, os alunos a cada dia é um novo ser, dessa maneira é necessário buscar sempre novas maneiras de conduzir as atividades em sala de aula. Mas por outro lado temos que lembrar que esses profissionais que são criticados vem de um processo onde ensinar era apenas transmitir o conhecimento e que para eles essa manira de trabalhar sempre deu certo,então propor novas estratégias para esses profossionais é muito complicado, onde é necessário ir trabalhando essas ideias aos poucos,onde eles possam através do cotidiano descobrindo que é necessário a mudança.Além da pequisa a autora corrobora também para a desconstrução da ideia de que o estágio é a hora de mostrar tudo que foi aprendido no curso,onde o estagiário terá que provar se é capaz de ser professor.Pois, sabemos que dentro de uma escola há muita conflexidade,onde a todo momento nos deparamos com o imprevisível e que por isso o estágio é um momento de observação e aprendizagem mútua, onde haverá momentos em que o estagiário descobrirá que as teorias são insuficientes e que na realidade aprendemos é com a particularidade de cada aluno e de cada situação.Na sala de aula o estagiário mesmo estando no ínicio da trajetória descobrirá que a ação e a reflexão compõem uma relação dialógica e também dialética.
Devido toda a complexidade existente no âmbito escolar, nós estagiários temos que desenvolver um olhar de professor- pesquisador,buscando sempre observar,questionar e também redimensionar o nosso cotidiano,onde para tornar essa prática possível é necessário o diálogo permanente entre prática - teória - prática. Pois, de acordo com a autora a teoria funciona como lente que nos faz enxergar o que antes não éramos capazes e que a prática é o nosso ponto de partida e isso é muito interessante porque é a partir desse ponto de partida que surgirão as possibilidades e assim ficará claro o caminho que quermos percorrer e com o olhar de professor - pesquisador estaremos sempre em busca de resposta para os nossos questionamentos, sendo assim estaremos sempre buscando novas maneiras de desenvolver um trabalho cada vez melhor.

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